Recentemente o desenvolvedor sênior Brian Holinka deu uma entrevista falando sobre o novo sistema de JxJ que será adotado em Legion, mais especificamente em como serão os equipamentos e como obtê-los. Parece muito interessante a idéia, dêem uma conferida abaixo:
Em Legion, vamos implementar grandes mudanças em nossos sistemas JxJ para que o combate com seus colegas fique mais acessível, balanceado e gratificante. Algumas das maiores alterações dizem respeito ao equipamento — tanto o modo como ele afeta seu personagem no JxJ quanto a sua concepção. Queremos compartilhar com vocês o processo pelo qual chegamos no novo design do equipamento de JxJ e por que achamos que essa renovação vai deixar a experiência melhor para todos.
Primeiro, vamos falar da filosofia conceitual por trás do equipamento de World of Warcraft. WoW é um jogo que gira em torno do seu personagem, das suas aventuras no mundo de Azeroth e do seu crescimento. Um dos alicerces é o mecanismo que recompensa você pelo seu esforço com equipamento que o fortalece. WoW oferece muitas atividades, incluindo missões, masmorras, raides e JxJ. Embora cada jogador tenha a sua parte preferida, todos querem ser recompensados de forma justa por seus esforços e nível de habilidade. Com o JxJ não é diferente: os jogadores devem ser recompensados e seus personagens devem se tornar mais poderosos ao participar do JxJ. E, em Legion, nós queremos recompensar os jogadores de uma forma que tenha impacto não só no JxJ, mas em todo o jogo.
Tradicionalmente, nós tínhamos objetivos diferentes para o equipamento de JxJ e JxA, no que concerne o nível de poder que ele concedia a você com base nos inimigos. Por exemplo, no JxA, é legal obter equipamento e depois conquistar e derrotar um monstro que antes era perigoso. À medida que os jogadores vão encarando conteúdo de raide mais difícil, é importante que os monstros fiquem mais fortes e larguem equipamento mais poderoso também. No decorrer dos anos, adicionamos várias dificuldades de raide para acomodar os diferentes tipos de jogadores. Isso resultou em vários níveis de equipamento que fazem com que fique ainda mais gratificante encarar o conteúdo mais difícil.
No JxJ, nós queremos a mesma sensação de progressão, mas precisamos gerenciar o desnível entre o seu poder e o dos seus inimigos — os outros jogadores. Um chefe de raide não se importa quando um grupo de jogadores tem equipamento bem mais forte, mas outros jogadores acham isso frustrante. Assim, nosso desafio foi encontrar uma maneira de permitir que o seu personagem fique mais forte no JxJ sem que os oponentes se sintam desestimulados por achar que não têm como competir. Além disso, não queremos diminuir o valor de se obter equipamento por meio de outros tipos de atividade, como raides.
Nós testamos várias soluções diferentes no passado. Introduzimos Resiliência em of The Burning Crusade e, em Mists of Pandaria, acrescentamos o Poder JxJ. No Warlords, o equipamento JxJ recebeu um segundo nível de item JxJ, e nós rebaixamos o equipamento obtido de fontes que não o JxJ. Todas essas soluções funcionaram até certo ponto, mas também complicaram o equipamento JxJ desnecessariamente e dificultaram outros modos de jogo. Os jogadores do JxJ tinham a sensação de que o equipamento não era útil no JxA e vice-versa. E quando o equipamento que você ganhou só deixa você mais poderoso em certas situações, essas recompensas deixam de ser tão atraentes. Acreditamos que vai ser melhor se o equipamento concedido no JxA e no JxJ for o mesmo. Sem níveis de itens especiais. Sem atributos específicos do JxJ. Jogar qualquer parte do jogo concederá recompensas que têm impacto geral.
Assim, supondo que nossa intenção seja conceder o mesmo equipamento no JxJ e no JxA, como podemos resolver os objetivos conflitantes que mencionamos? Vamos ter que mudar o significado de “equipamento” no JxJ.
Para começar, temos que diminuir a lacuna de poder que o equipamento cria no JxJ. No começo, pensamos em ignorar por completo o equipamento, mas não parecia certo que ele não concedesse nenhum aumento de poder. Também exploramos a opção que envolvia escalonar o equipamento JxJ dentro de certos limites de nível de item, mas isso era complicado e tornava a distribuição de atributos secundários mais importante que o nível de item. Achamos que o jogador pode querer equipar uma peça como aprimoramento de nível de item.
Por fim, chegamos a uma solução na qual definimos automaticamente os atributos do jogador no JxJ e os aumentamos com base em seu nível de item médio. Os jogadores entenderiam que seus atributos não vêm do equipamento, mas que a qualidade do equipamento importa mesmo assim. No momento, ajustamos o sistema para que, a cada ponto acima do nível de item 800, seus atributos aumentem em 0,1%. Isso significa que alguém com nível de item 900 só é 10% mais forte que alguém com nível de item 800. Para comparar, isso é mais ou menos o mesmo que um mero aumento de 10 no nível de item concede no Warlords of Draenor. Isso faz com que obter equipamento continue sendo uma boa recompensa, mas diminui a lacuna de poder para um padrão aceitável.
Agora que limitamos a lacuna de poder que o equipamento pode causar no JxJ, poderemos oferecer grandes recompensas de equipamento no mesmo nível do resto do jogo — mas agora precisamos ver como ele será concedido. Uma das mudanças principais no Legion é que o equipamento não é mais fornecido por moedas e vendedores do JxJ. Claro que nós sabemos que muitos jogadores gostam do aspecto previsível da compra de equipamento. Eles podem selecionar o item que querem e nunca recebem itens indesejados. Parece uma situação perfeita, mas também é uma experiência previsível, sem emoção. Não há expectativa sobre qual será sua recompensa: nem alegria quando você vê que recebeu justo o que queria, nem decepção ao receber algo indesejado. Nós queremos preservar essa experiência emocional nas recompensas do JxJ, mas faremos o possível para minimizar sua decepção.
No Legion, quando os jogadores entram em um Campo de Batalha, Escaramuça, Arena ou Campo de Batalha Ranqueado, eles têm uma chance de receber uma peça de equipamento diretamente. Além disso, suas primeiras vitórias por semana em cada chave ranqueada darão como recompensa uma peça de equipamento cujo nível de item aumenta com base no seu ranque na chave. Nos dois sistemas, o equipamento funciona como no resto de Legion. Sempre que você recebe um equipamento, o nível dele pode aumentar ainda mais.
Nós entendemos que o caráter aleatório do equipamento tem sido problemático para o JxJ, mas achamos que as mudanças mencionadas acima, feitas ao equipamento JxJ, podem resolver a maior parte dos problemas que encontramos. No Legion, seu objetivo primário no JxJ será aumentar seu nível de item médio. Obter (ou não) aquele berloque perfeitamente itemizado não é mais motivo de preocupação. Também implementamos sistemas que reduzem a chance de você obter o mesmo item duas vezes, o que ajudará a uniformizar seu conjunto de equipamento. O maior benefício de reduzir a previsibilidade do equipamento no JxJ é que podemos oferecer equipamento no mesmo nível do oferecido no resto das atividades de World of Warcraft. Isso não só vai tornar receber equipamento no JxJ mais legal e gratificante, como também tornará o JxJ mais atraente para todos os jogadores de WoW.
Também houve alguma preocupação dos jogadores do JxA e JxJ de que os “jogadores dos raides vão só jogar na Arena para obter equipamento facilmente” e “gladiadores vão só jogar nos raides Míticos para obter equipamento facilmente”. Queremos lembrar que esses dois modos de jogo são bem desafiadores. Abater chefes Míticos e obter ranque de Gladiador são duas das conquistas mais difíceis do jogo. Achamos que jogadores que provaram sua perícia nesses níveis merecem ser recompensados com equipamento melhor.