Sistema de Honra
Em Legion, Honra e Dominação não serão mais moedas que você poderá usar para comprar equipamento. Em vez disso, personagens que chegaram ao nível máximo vão ganhar Pontos de Honra ao competir em Campos de Batalha ou arenas, assim como os jogadores de nível mais baixo ganham Pontos de Experiência. Ao ganhar Pontos de Honra, seu Nível de Honra aumenta, até um máximo de 50. Ao longo do caminho, você ganhará algumas recompensas, incluindo Ouro, Poder de Artefato e um novo conjunto de Talentos de Honra exclusivos do JxJ.
Talentos de Honra são um conjunto especial de Talentos que só se ativam quando o Jogador está em uma instância de JxJ (como Campo de Batalha e Arena) ou em combate JxJ. Eles funcionam como um acréscimo aos seus Talentos normais e vão sendo desbloqueados um por vez à medida que o seu Nível de Honra aumenta. Assim, ao chegar ao Nível 10 de Honra, você terá uma opção disponível em cada fileira, e, ao continuar a aumentar o Nível de Honra, mais e mais opções ficarão acessíveis para que você mude sua abordagem no jogo JxJ.
Por exemplo, um Monge Andarilho do Vento que chegou ao Nível 10 de Honra pode escolher Palma do Tigre Veloz, que lhe permite usar Palma do Tigre de longe, numa investida que desacelera o alvo. Ou um Druida de Restauração que chegou ao Nível 46 pode escolher Raízes Profundas, que faz com que o feitiço Raízes Enredantes não termine quando o alvo recebe dano.
Os talentos de Honra que você escolhe têm impacto significativo no seu modo de jogar com o personagem e permitem que você adapte suas habilidades para o tipo de experiência JxJ em que está participando e até com quem você está jogando!
Equipamento Certo para o Trabalho
Então, se você não vai mais ganhar Honra e Dominação para comprar equipamento, como é que ele vai contribuir para o poder geral do seu personagem no JxJ? A resposta é… não vai contribuir (muito).
Em Legion, assim que você entra em uma instância JxJ, os atributos do seu equipamento são zerados e você recebe um conjunto de atributos pré-determinado configurado exclusivamente para a sua especialização. Além disso, todos os bônus de conjunto, encantamentos, bônus Lendários e efeitos de berloques são desativados (embora seu Artefato e seus Poderes de Artefato permaneçam ativos).
A única contribuição que seu equipamento fará ao seu poder geral se dá por meio de um pequeno modificador baseado no seu nível de item médio. Para cada ponto que o seu nível de item médio ganhar, seus atributos JxJ pré-determinados aumentarão em 0,1%. Isso significa que uma diferença de 25 pontos de nível de item entre dois jogadores resultará apenas em uma diferença de 2,5% nos atributos, e não nos 25% de hoje. Ainda há algum incentivo para você melhorar o seu equipamento — um conceito que julgamos crucial para o World of Warcraft —, mas os benefícios são menos pronunciados.
Essas mudanças trazem duas grandes vantagens. Em primeiro lugar, todos os participantes do JxJ organizado ficam em um terreno bem mais equilibrado. Obviamente, ainda vai ser vantajoso desbloquear seus Talentos de Honra para chegar ao seu potencial máximo, mas, até lá, dá para segurar a onda nas batalhas.
Em segundo lugar, isso nos dá muito mais controle para fazer ajustes finos de balanceamento específicos do JxJ. Se a Maestria de uma especialização estiver forte demais no JxJ, não tem problema: nós podemos reduzir a quantidade de Maestria dela. Se uma especialização estiver fácil demais de matar, podemos aumentar o Vigor. Se um curador estiver encontrando dificuldades para manter os colegas vivos, aumentamos o Poder Mágico dele. Ou seja, nós podemos ajustar as classes no JxJ de um jeito focado exclusivamente no JxJ.
Equipamento e a Batalha
Embora o seu equipamento tenha pouco impacto no poder do seu personagem nas instâncias de JxJ e você não possa gastar Honra ou Dominação para comprar equipamento, queremos que você possa ganhar equipamento no JxJ. Estamos muito satisfeitos com o funcionamento do sistema Caixa-forte até agora nos Campos de Batalha e Escaramuças aleatórias, por isso estamos trabalhando em um sistema parecido para Legion, com algumas melhorias grandes.
Em Legion, você vai ganhar equipamento simplesmente completando Campos de Batalha ou Arenas. Em partidas com classificação, a qualidade do equipamento aumentará de acordo com a sua classificação. Claro, isso sem falar na Honra que você vai ganhar para desbloquear Talentos de Honra.
Também estamos acabando com a ideia de equipamento específico do JxJ. Como seus atributos são pré-determinados, berloques e bônus de conjunto estão desativados e os seus níveis de item só concedem um pequeno aumento, nós não precisamos nos preocupar em criar um conjunto de equipamento separado no JxJ. Assim, no Legion, equipamento é equipamento, não importa onde você o obteve, sem atributos específicos de JxJ ou níveis de item flutuantes, e os melhores jogadores do conteúdo JxJ e JxA poderão obter o melhor equipamento.
Véu de Inverno
Legion também traz várias mudanças ao funcionamento das temporadas JxJ e de suas recompensas. Ao longo dos anos, vemos a comunidade JxJ de nível mais alto escolher uma facção em vez da outra, por mais que não seja a sua favorita. O balanceamento racial é parte importante disso, mas achamos que muitos jogadores simplesmente preferem escolher a facção na qual acreditam estar os melhores jogadores.
Assim, em Legion, vamos conceder prêmios ao final da temporada JxJ separadamente para as melhores faixas de jogadores de cada facção, em vez de usarmos a base geral. Assim, mesmo se achar que uma facção leva vantagem sobre a outra, você poderá jogar na que preferir, sem medo de perder sua chance de obter recompensas de tipo Gladiador.
Além disso, queremos ter temporadas de JxJ mais frequentes e mais curtas. Uma vez que o seu Nível de Honra não é zerado entre as temporadas e a eficiência do equipamento foi bastante reduzida, você poderá começar a competir quase com potencial máximo imediatamente, sem ter que esperar várias semanas para conseguir coletar um novo conjunto de equipamento. Isso significa que podemos ter mais temporadas JxJ, ou seja, as recompensas serão concedidas com mais regularidade.
E quanto ao Prestígio?
No entanto, ao chegar ao Nível 50 de Honra, você terá que tomar uma decisão difícil. Terá a opção de escolher Prestígio, o que vai fazer o seu Nível de Honra voltar a 1, mais uma vez restringindo o acesso aos Talentos de Honra de nível mais alto. No entanto, você vai aumentar o seu nível de Prestígio, que dá acesso a recompensas como:
- Um distintivo baseado em seu Nível de Prestígio, que aparece no placar em Campos de Batalha e Arenas, bem como em sua etiqueta de nome e moldura de unidade.
- Um título, também baseado em seu Nível de Prestígio.
- Um pendão de facção usável
- Uma nova aparência para o seu Artefato
- Uma montaria e uma mascote única
Quanto maior o seu Nível de Prestígio, melhores serão as recompensas às quais você terá acesso. Acreditamos que o sistema de Prestígio é uma ótima maneira de obter recompensas únicas para quem não se importa com a classificação mas gosta de jogar no JxJ.
Mudança de cenário
Queremos falar de mais uma novidade empolgante: Legion trará dois mapas novos para a Arena.
Esta arena fica na fortaleza do Castelo Corvo Negro. Ela tem uma grande estátua no centro e três alcovas nos lados. O acesso a essas alcovas é restrito por uma série de portões, que se abrem e fecham aleatoriamente à medida que a partida prossegue. Quando os portões estão fechados, você pode usá-los para sair do campo de visão dos oponentes… mas prepare-se, porque os portões se abrem em seguida!
Temos outra arena em desenvolvimento, localizada nas florestas de Val’Sharah. Ao pisar pela primeira vez nessa arena, você vai ficar cercado por um domo de cipós. Quando a partida começa, os cipós recuam, deixando a área inicial exposta para o resto da arena. No centro, há três estátuas, que podem ser usadas para quebrar o campo de visão. Entretanto, as estátuas ficam bem perto umas das outras, então, se você quiser jogar defensivamente, vai ter que continuar se movimentando.