Muito antes do titã caído, Sargeras, ter libertado sua demoníaca Legião em Azeroth, ele voltou seu olhar ameaçador sobre o mundo de Argus e seus inteligentíssimos habitantes, os eredar. Acreditando que esta raça mágica seria um componente crucial em sua sombria jornada para desfazer toda a criação, Sargeras contactou os líderes dos eredar – Kil’jaeden, Arquimonde e Velen – e ofereceu-lhes conhecimento e poder em troca de sua lealdade.
Somente Velen se absteve, pois ele havia tido uma visão. Nela, seu povo fora transformado em hediondos demônios, que se juntaram às fileiras da Legião Ardente de Sargeras: um exército dotado de inominável maldade, que cresceria amplamente e dizimaria a vida de incontáveis mundos. Com a ajuda dos naaru, benevolentes seres de energia que tinham decidido combater a niilista cruzada do titã caído, Velen reuniu os eredar que compartilhavam a mesma opinião e cuidadosamente escaparam de Argus. Após isso, esses renegados passaram a se chamar Draenei, ou “os Exilados”.
Kil’jaeden, que tinha amado Velen como um irmão, ficou enfurecido com a fuga dos draenei de Argus e sua ingrata recusa à oferta de Sargeras. Em retaliação, Kil’jaeden levou os exércitos da Legião a uma incessante perseguição aos draenei por todo o cosmos. Eventualmente, Velen e seu povo sitiado enganaram seus perseguidores e encontraram o santuário em um mundo remoto que eles iriam chamar de Draenor, ou “Refúgio dos Exilados “. Instruídos pelos naaru nos caminhos da Luz, os draenei desenvolveram uma extraordinária sociedade em sua nova casa e vieram a conhecer os xamanísticos clãs orc nativos de Draenor.
No entanto, a pacífica existência dos draenei não durou muito. Ao descobrir o lar dos renegados, Kil’jaeden corrompeu os nobres orcs a uma única e sanguinária força de destruição: a Horda. Cegos pela raiva, os orcs aniquilaram os draeneis, abatendo mais de oitenta por cento da raça e forçando Velen e os outros sobreviventes a se esconderem. Muitos draenei se transformaram em formas inferiores conhecidas como Krokul ou “Degradados”, após serem expostos às ferozes energias dos bruxos orcs. Décadas depois da campanha genocida da Horda, o xamã Ner’zhul abriu portais mágicos em todo Draenor e o estresse mágico resultante dividiu o agonizante mundo em pedaços.
No despertar da calamidade, o que restou de Draenor – conhecido doravante como Terralém – transformou-se em um campo de batalha entre a Legião Ardente e outras facções que disputavam o controle da arruinada paisagem. Para escapar do caos instalado, Velen e um número de seus seguidores comandaram a Exodar, uma estrutura satélite da esplêndida fortaleza dimensional naaru conhecida como Bastilha da Tormenta. Usando este recurso para procurar novos aliados, os draenei deixaram Terralém e aterrizaram no mundo de Azeroth.
Inspirados pelos heroicos contos da Aliança e de suas vitórias contra a Legião, os draeneis buscaram e prometeram a sua lealdade a esta valente facção. Pouco tempo depois, Velen e seus nobres refugiados desempenharam um papel fundamental ao estimular a Aliança a invadir Terralém e interromper as nefastas atividades da Legião. Armados com sua fé inabalável na Luz, os draeneis aventuraram-se rumo ao seu antigo lar em apuros como inabaláveis membros da Aliança e derrotaram seus antigos adversários demoníacos.
O retorno a Terralém ofereceu a muitos draeneis a chance de se reconectar com seus irmãos que haviam sido deixados para trás. Enquanto alguns de raça de Velen optaram por reconstruir a sua sociedade na terra destruída, a maioria dos draeneis permaneceu em Azeroth, jurando manter seu compromisso com a Aliança. Recentemente, Velen teve uma visão terrível sobre uma guerra entre as forças da luz e da escuridão que acontecerá em Azeroth. Assim, os draeneis e seu sábio líder estão agora se preparando bravamente para resistir à sombra que eles acreditam estar rapidamente se aproximando.
Local de início: Ilha Névoa Lazúli
Localizada ao largo da costa do norte de Kalimdor, a Ilha Névoa Lazúli é o lar dos draeneis, os refugiados que fugiram de Terralém a bordo de uma enorme nave dimensional chamada Exodar. Quando os draenei aterrizaram em Azeroth, poderosos cristais de sua nave se espalharam pela ilha, transformando a flora e fauna que estavam perto dos escombros. Após o malfadado pouso, os draeneis trabalharam intensamente para encontrar os sobreviventes e consertar quaisquer danos causados à ilha devido à sua chegada desastrosa. Os draeneis, desde que levados para a ilha, estabeleceram os destroços de Exodar como sua base de poder. Tendo sofrido uma história longa e árdua de exílio, os draeneis agora decidiram dar suas vidas em defesa da Ilha Névoa Lazúli.
Capital: A Exodar
Uma vez estrutura satélite da poderosa Bastilha da Tormenta, a nave dimensional conhecida como Exodar foi usada por um grupo de draeneis para escapar de seu perigoso lar em Terralém. Depois da saída do despedaçado mundo draenei, a Exodar apareceu sobre o norte de Kalimdor, quando uma espetacular explosão rasgou os céus. A nave colidiu nas margens de Ilha Névoa Lazúli, que desde então se tornou o lar dos draeneis. Após a sua aterrissagem dramática, os draeneis têm utilizado os restos da Exodar com grande eficácia, transformando-os em uma base de operações para suas atividades em Azeroth.
Montaria Racial: Elekk
A recente chegada de diferentes raças em Terralém, particularmente os etéreos, resultou em um aumento na caça do nativo elekk de Nagrand e suas presas valiosas. Além disso, estes enormes animais também são valorizados pela sua capacidade de servir como montarias. Quando os draeneis fugiram de Terralém a bordo da Exodar, levaram com eles um grande número de espécies, incluindo elekks domados. Após o desembarque em Azeroth, essas criaturas com presas desempenharam um importante papel, ajudando os draeneis a estabelecerem-se em sua nova e estranha casa. Embora boa parte da vida selvagem nativa de Azeroth tenha servido a outras raças como montarias de confiança, os draeneis ainda preferem o amável e firme elekk acima de tudo.
Líder: Profeta Velen
Ao lado de Kil’jaeden e Arquimonde, o sábio profeta Velen governou sobre a raça eredar no mundo de Argus. Ao contrário de seus irmãos, no entanto, Velen foi dotado com a habilidade de prever eventos vindouros. Assim, logo após o cruel titã Sargeras ter abordado os três líderes com ofertas de conhecimento e poder, Velen teve uma visão de que seu povo acabaria por se tornar membro da demoníaca Legião Ardente. Enquanto Kil’jaeden e Arquimonde rapidamente se aliaram a Sargeras, Velen, em vez disso, reuniu outros cautelosos eredar e encontrou refúgio no mundo de Draenor, com a ajuda da enigmática raça naaru.
Há pouco tempo, um número de draeneis se reinstalou em Azeroth na esperança de pôr fim às atividades violentas da Legião em Terralém. Sentindo grande coragem na Aliança, Velen e seus seguidores se aliaram a esta nobre facção. A Aliança fortalecida, então, ajudou os draeneis a recuperarem suas antigas posses da Legião. Mais recentemente, Velen usou o coração de um naaru caído para santificar a infectada Nascente dos elfos sangrentos, transformando a fonte em um manancial de energias sagradas e misteriosas. Embora as forças da Legião em Terralém tenham sido muito reduzidas e a invasão demoníaca de Azeroth tenha sido rechaçada, Velen permanece temeroso de uma futura guerra entre luz e sombra.
Classes Disponíveis
Estas são as classes disponíveis para personagens Draeneis: