Artefatos são armas específicas para cada especialização em Legion, que aumentam de poder conforme você joga através da expansão. Você pode personalizar a aparência destas armas e também quais habilidades do personagem ela vai melhorar.
“Somente os veteranos mais experientes de Azeroth possuem a coragem de empunhar artefatos lendários contra a Legião Ardente. Sua arma forjada por mitos aumenta de poder como você faz, e suas escolhas vão mudar suas habilidades, aparência, sons, e como se sente em combate. Molde o seu artefato para se tornar o instrumento perfeito de batalha, e guie sua facção em sua hora de maior desespero.”
Obtendo sua Arma Artefato
Sua primeira arma artefato pode ser adquirida a partir do nível 98+. O nível inicial dela é 750, podendo ser aumentado através da utilização de relíquias de artefato.
Cada classe adquire seu artefato através de uma série de missões introdutórias. Estas missões enviam você para interagir com grandes figuras da história da sua classe e exigem que você use suas habilidades ofensivas e defensivas para obter sucesso durante os encontros. Por exemplo, as armadilhas tem um papel fundamental na série de missões do Caçador Sobrevivência, enquanto Ladinos Assassinato precisam circular por Ventobravo em modo furtivo.
Ao final das missões, você receberá seu artefato e conhecerá as principais funcionalidades do seu Salão de Classe. Há muito que fazer no seu Salão de Classe e ele desempenha um papel importante na evolução do seu personagem. Fique atento!
Obtendo sua Segunda, Terceira e Quarta Arma Artefato
Uma vez que você atingir o nível 102, você pode obter Armas Artefato para todas as especializações da sua classe (3 na maioria dos casos, 2 para Caçadores de Demônios e 4 para Druidas).
Para fazer isso, você deve retornar ao seu Salão de Classe e pegar a missão para a seleção de um segundo artefato. Neste ponto, você é enviado a uma série de missões obter o seu segundo artefato.
Depois de pegar sua segunda Arma Artefato, é só repetir o processo e obter a terceira (e depois a quarta, se você for druida!).
Quando você tem mais de uma arma Artefato, eles são automaticamente equipados quando você alternar para a especialização adequada (você não pode equipar uma arma de artefato que não é para a sua especialização).
Não é possível destruir ou vender uma Arma Artefato – tenha em mente que cada artefato que você desbloquear ocupará um espaço permanente nas suas bolsas.
Obter todas as Armas Artefato disponíveis para sua classe concede a conquista Arsenal de Poder.
Poder de Artefato
O poder de artefato funciona como uma espécie de barra de experiência para sua arma artefato. Conforme você coleta poder de artefato (através de itens como Taça de Vinho de Dalaran, Breve História dos éons, Breve História das Eras por exemplo) você vai preenchendo uma barra de progresso de poder de artefato, que aparece acima da sua barra de experiência. Completando esta barra, você ganha pontos de artefato, que servem para desbloquear os traços de artefato (mais detalhes abaixo)
Os itens que concedem poder de artefato podem ser adquiridos de muitas formas em Legion, como por exemplo:
- Missões nas Ilhas Partidas
- Missões do Salão de Classe
- Baús de tesouro
- Missões mundiais
- Baús de emissários
- Masmorras normais / heróicas aleatórias
- Chefes de masmorra e de raide
- Chefes mundiais
- Monstros raros
- Campos de batalha
- Arenas
Ao adquirir um item que concede poder de artefato, clique sobre ele para adicionar o poder de artefato à arma que você está usando.
CUIDADO: caso esteja usando uma arma, mas queira usar o poder de artefato em outra arma que esteja na sua bolsa, você precisa obrigatoriamente mudar de especialização e equipar essa outra arma antes de usar o item.
Alguns artefatos possuem duas armas como Armíferas dos Valarjares + Armíferas dos Valarjares, Caveira dos Man’ari + Espinha de Thal’kiel, ou um escudo + espada – Guarda Fiel + Perscrutador de Juramentos. Nestes casos, o poder de artefato é considerado como se esses itens fossem uma única arma (você não precisa aumentar o poder de artefato da espada e do escudo por exemplo, eles são considerados um único item).
Traços de Artefato
Traços de artefato são habilidades especiais que são desbloqueadas ao longo do tempo através da sua arma artefato. Cada um deles exige uma certa quantidade de poder de artefato, e quanto mais você progride, maior será esse custo.
O primeiro traço de artefato é liberado no momento em que você adquire sua arma artefato, e ele concede uma habilidade adicional ao seu personagem – geralmente uma habilidade ativa com efeito poderoso.
Os demais traços são, em sua maioria, habilidades passivas que aumentam o poder de habilidades ativas da sua especialização (por exemplo, aumenta o dano da habilidade X por um determinado período, ou aumenta a chance de ativar a habilidade Y em tantos %).
Para visualizar a árvore de traços de artefato da sua arma, abra o painel de personagem (na configuração padrão é a tecla C) e segurando a tecla shift clique com o botão direito do mouse na sua arma artefato.
Caso tenha pontos de artefato suficiente para habilitar um novo traço, você terá que ir até a forja de artefato no seu Salão de Classe para poder ativá-lo.
Os traços de artefato podem ter 1, 2 ou 3 níveis. Cada nível desbloqueado, aumenta o poder desse traço (por exemplo, no nível 1 o traço concede +4% de dano para a habilidade X, no nível 2 concede +8% e no nível 3 concede mais 12%).
Relíquias permitem adicionar um bônus a traços específicos, aumentando o nível total máximo desse traço e consequentemente o poder dele (usando o exemplo acima, uma relíquia permitiria chegar a nível 4, aumentando o poder em 16%, duas relíquias a nível 5, aumentando em 20% e três relíquias a nível 6, chegando a 20% de aumento).
Cada arma possui 34 traços, sendo que você pode seguir diferentes caminhos para completá-los, de acordo com seu estilo de jogo e quais habilidades você quer fortalecer primeiro.
Três traços em cada arma possuem uma borda dourada de dragão. Estes traços especiais promovem um aumento significativo de poder ao seu personagem e exigem que sejam desbloqueados vários traços normais antes para atingi-los.
Após completar todos os 34 traços é liberado um traço bônus que tem 20 níveis e aumenta o dano do seu personagem como um todo.
Reset de Traços de Artefato
É possível resetar os traços de artefato e realocá-los. O preço desse reset será do próximo nível de artefato (se você tiver no nível 13, perderá o equivalente ao necessário para desbloquear o nível 14).
Como a quantidade de poder de artefato de um nível para o outro aumenta consideravelmente, não é muito interessante resetar seus traços, já que não fará tanta diferença para o seu personagem e, no final das contas, você terá que desbloquear todos os traços de qualquer forma.
Para resetar seus traços você deve falar com o NPC que fica ao lado da forja de artefato no seu Salão de Classe.
Vantagens dos Traços de Artefato
Além do aumento de poder das habilidades do seu personagem, os traços de artefato também aumentam outras características do personagem:
- Tanques e Curandeiros recebem 0,75% de vigor + 1% de dano a cada traço desbloqueado (totalizando 25,5% de vigor e 34% a mais de dano numa arma artefato com os 34 pontos desbloqueados)
- Especializações de Dano recebem 0,75% de vigor a cada traço desbloqueado (totalizando 25,5% de vigor a mais numa arma artefato com os 34 pontos desbloqueados)
- Sacerdotes da especialização Disciplina, por serem um híbrido de dano/curandeiro recebem 0,75% de vigor e 0,5% de dano a cada traço desbloqueado (totalizando 25,5% de vigor e 17% a mais de dano numa arma artefato com os 34 pontos desbloqueados)
Custo de Traços de Artefato
O custo de desbloqueio de traços de artefato aumenta exponencialmente, e abaixo segue o total de poder de artefato necessário para cada um deles:
Ponto # |
Custo PA |
Custo Total PA |
1 | 100 | 100 |
2 | 300 | 400 |
3 | 325 | 725 |
4 | 350 | 1075 |
5 | 375 | 1.450 |
6 | 400 | 1.850 |
7 | 425 | 2275 |
8 | 450 | 2725 |
9 | 525 | 3.250 |
10 | 625 | 3875 |
11 | 750 | 4625 |
12 | 875 | 5.500 |
13 | 1.000 | 6.500 |
14 | 6840 | 13.340 |
15 | 8830 | 22.170 |
16 | 11.280 | 33450 |
17 | 14.400 | 47850 |
18 | 18620 | 66470 |
19 | 24.000 | 90470 |
20 | 30.600 | 121070 |
21 | 39520 | 160590 |
22 | 50.880 | 211470 |
23 | 64.800 | 276270 |
24 | 82.500 | 358770 |
25 | 105280 | 464050 |
26 | 138650 | 602700 |
27 | 182.780 | 785480 |
28 | 240870 | 1.026.350 |
29 | 315520 | 1.341.870 |
30 | 417560 | 1.759.430 |
31 | 546.000 | 2.305.430 |
32 | 718200 | 3.023.630 |
33 | 946660 | 3.970.290 |
34 | 1.245.840 | 5.216.130 |
Traço bônus de Artefato
Esse traço só fica disponível depois de ter desbloqueado todos os 34 pontos de traços principais da sua arma artefato. Esse traço possui 20 níveis e aumenta seu dano, cura ou armadura, dependendo da especialização.
Relíquias de Artefato
A relíquia é um item na Legião que tem semelhanças com as antigas meta gemas (por exemplo Diamante Farpacéu incandescente). É encaixado na sua arma e faz 2 coisas:
- Aumenta o nível de item da sua arma artefato, aumentando os valores primários e secundários da arma (por exemplo, Édito de Nar’thalas)
- Concede um grau “bônus” de um traço Artefato específico sobre a sua arma
Sua arma artefato tem um total de 3 espaços de relíquia:
- 2 espaços estão disponíveis imediatamente após a obtenção da sua arma artefato.
- 1 espaço está bloqueado inicialmente, e só é desbloqueado quando você completar a primeira série de missões do seu Salão de Classe.
Existem diferentes tipos de relíquias e cada artefato tem uma combinação única de espaços de relíquia que são temáticos. Por exemplo, a arma artefato do sacerdote sombra tem dois espaços para relíquias de sombra e um espaço para relíquias de sangue, enquanto a arma artefato do mago de gelo possui dois espaços para relíquias de gelo e um espaço para relíquias do tipo arcano.
Os 10 tipos diferentes de relíquias são:
- Arcano
- Sangue
- Vil
- Fogo
- Gelo
- Sagrado
- Vital
- Férreo
- Sombra
- Tempestade
Nem todas as especializações podem se beneficiar de uma relíquia em particular, depende dos tipos de relíquia permitidos nos espaços da sua arma artefato.
Há relíquias de qualidade incomum, rara, e épicas. Assim como os itens que concedem poder de artefato, elas podem ser conseguidas de diversas formas:
- Missões nas Ilhas Partidas
- Missões do Salão de Classe
- Missões mundiais
- Baús de emissários
- Chefes de masmorras
- Chefes de raide
- Chefes mundiais
- Monstros raros
- Criados por outros jogadores
Assim como os demais equipamentos em Legion, ao receber as relíquias elas podem vir forjadas com uma qualidade superior (uma relíquia incomum pode se tornar rara ou épica, por exemplo).
Algumas relíquias que caírem de monstros das Ilhas Partidas ou que forem criadas por outros jogadores poderão ser “vinculadas ao equipar”, permitindo trocá-las ou vendê-las a outros jogadores.
Essas relíquias “vinculadas ao equipar” podem variar de nível de acordo com o personagem que a conseguiu (da mesma maneira que os equipamentos mudam de nível conforme o nível do personagem em Legion), assim como a exigência de nível para utilizá-la.
Relíquias adquiridas através de saque pessoal ou como recompensa de missões não-repetíveis são concedidas com base na sua especialização, ou seja, serão aquelas que você pode usar na sua arma artefato atual.
As missões mundiais, por outro lado, vão conceder relíquias que estão de acordo com as armas para todas as especializações do seu personagem.
Da mesma forma que as gemas, não é possível retirar relíquias dos espaços da arma artefato. Elas são destruídas quando são substituídas por outras relíquias. Você pode vender ou desencantar as relíquias que não pretende usar.
Conhecimento de Artefato
Conhecimento de Artefato serve como uma forma de acelerar os ganhos de Poder de Artefato ao longo do tempo.
A pesquisa de Conhecimento de Artefato só está disponível a partir do nível 110, através de um PnJ no seu Salão de Classe, e funciona através de Ordens de Serviço.
Você deve completar a missão inicial [Falando ao vento] (Xamã) ou Bater os livros (todas as outras classes) – exige que você inicie uma Ordem de Serviço.
Uma vez que essa missão é concluída, você pode iniciar mais duas ordens de serviço (500 recursos da ordem cada) para obter Anotações de Pesquisa de Artefato, que é o item que aumenta o seu nível de Conhecimento de Artefato.
Conforme você vai aumentando o seu nível de Conhecimento de Artefato, vai também aumentando seu conhecimento sobre a história deles, ganhando novos capítulos nos seguintes níveis:
- Nível 1 – Parte Um
- Nível 3 – Parte Dois
- Nível 5 – Parte Três
- Nível 7 – Parte Quatro
- Nível 10 – Parte Cinco
- Nível 12 – Parte Seis
- Nível 15 – Parte Sete
- Nível 18 – Parte Oito
- Nível 20 – Parte Nove
No lançamento, uma ordem de serviço para obter Anotações de Pesquisa de Artefato leva 5 dias. Há, no entanto, um sistema de “recuperação” que vai registrar quanto tempo se passou desde o lançamento da expansão e quão pra trás um personagem está, diminuindo o tempo entre as ordens de serviço para que personagens que demoraram mais para chegar ao nível 110 possam alcançar os demais.
Com a chegada do Patch 7.1.5 será implementado um novo sistema que permitirá a compra de Anotações de Pesquisa de Artefato com Recursos da Ordem em alts.
Cada Anotações de Pesquisa de Artefato aumenta o Conhecimento de Artefato em 1 nível; há um máximo de 25 níveis no lançamento.
Cada nível de Conhecimento de Artefato aumenta a quantidade de Poder de Artefato que você recebe a partir de várias fontes diferentes.
O aumento de ganho de Poder de Artefato varia de 25% a mais de PA no nível 1, para mais de 24.000% de aumento de PA no nível de conhecimento 25.
Está previsto para o Patch 7.2 o aumento do nível de Conhecimento de Artefato além do nível 25.
O Conhecimento de Artefato não aumenta o Poder de Artefato concedido por quaisquer itens em seu inventário que foram obtidos antes de atingir certo nível de Conhecimento de Artefato (ou seja, não adianta guardar itens que concedem Poder de Artefato para usar com Conhecimento de Artefato maior).
O Conhecimento de Artefato aumenta a sua taxa de ganhos de Poder de Artefato para todas as especializações e armas em um único personagem. Isto irá ajudar os jogadores que estão tentando atualizar artefatos para especializações secundárias (mas não seus alts).
Nível de Conhecimento de Artefato |
Bônus de Poder de Artefato |
1 | 25% |
2 | 50% |
3 | 90% |
4 | 140% |
5 | 200% |
6 | 275% |
7 | 375% |
8 | 500% |
9 | 650% |
10 | 850% |
11 | 1.100% |
12 | 1.400% |
13 | 1.775% |
14 | 2,250% |
15 | 2,850% |
16 | 3.600% |
17 | 4.550% |
18 | 5,700% |
19 | 7,200% |
20 | 9.000% |
21 | 11.300% |
22 | 14.200% |
23 | 17.800% |
24 | 22.300% |
25 | 24.900% |